Fogos e Fogueiras


Uma das maneiras de se comemorar a chegada do solstício de verão, que era o período mais apropriado para a fertilização da terra e quando as colheitas eram mais fartas era o acendimento de enormes fogueiras. O catolicismo aproveitou-se da força popular desses rituais e os converteu em festividades cristãs.

Antigamente, comemorava-se a festa "joanina", de São João, realizada no aniversário de seu nascimento (24 de junho). Na sua tradição revivia-se os rituais do fogo. Há também uma lenda que explica a relação entre o nascimento de João Batista e a fogueira.

Foram os chineses que inventaram a pólvora. Os portugueses, então, trouxeram da China os foguetes, os morteiros, as bombas e os "busca-pés".

No Brasil, é comum a queima de fogos nas festas populares, mas é importante lembra que o uso de fogos de artifício não é recomendado pelo risco de acidentes e incêndios. Caso a escola queira fazer queima de fogos, é melhor contratar uma equipe especializada.

Os balões são proibidos por lei. Eles são de uma época em que não havia tantas indústrias e armazenagem de materiais inflamáveis em grande quantidade. Um balão caindo na cidade pode provocar graves acidentes e ferir pessoas.

Nos dias atuais, quando se discute tanto a preservação da natureza, os balões representam um grande perigo de destruição em matas e plantações. É preciso lembrar também que junho e julho compreendem um período de poucas chuvas e as lavouras mecanizadas e pastos, típicos da região, estão secos, mais propensos a incêndios.

Quanto à fogueira, sempre é interessante deixar algum adulto responsável pela sua construção e manutenção durante a festa.

Na tradição junina são três os tipos de fogueira. Não se sabe exatamente de onde vem essa história, mas faz parte de uma tradiçào junina das regioes sul e sudeste montar fogueiras diferentes para cada santo: Antônio, em forma de cubo, João em forma de cone e Pedro, pirâmide com base triangular.

COMO FAZER UMA FOGUEIRA JUNINA
Fonte: http://www.mundodastribos.com/fogueira-de-festa-junina.html


A fogueira é um dos grandes símbolos da festa junina. Exige um pouco de cuidado ao fazê-la e é necessário que seja feita por adultos. Vamos conhecer algumas dicas de como se fazer uma fogueira:

Primeiro de tudo deve-se escolher o lugar mais adequado, é aconselhável que seja em um local aberto, longe das barracas, árvores e moitas. Após escolher o local, isole-o e limpe-o, retirando as folhas, raminhos, gravetos, musgos e capim seco, essa atitude é necessária para evitar que o fogo se propague. Se o solo estiver seco, raspe-o até que no local tenha apenas terra, caso esteja molhado coloque algumas pedras chatas formando uma plataforma.

Feito isso é preciso agora selecionar a madeira. É aconselhável pegar aquelas que são de fácil inflamação, como gravetos finos e bem secos, casca de árvore seca, pequenas lascas de maneira, etc. Como pôde ser percebido é preferível a madeira seca e nem muito grossa, então caso você tenha alguns troncos secos e grossos é necessário que os corte para facilitar a pegar fogo.

Posicione as madeiras de uma maneira que possa ocorrer circulação do ar interno, já que para manter o fogo aceso é preciso de oxigênio. Uma outra dica é cavar um circulo em forma de buraco ao redor da fogueira e colocar pedras grandes para evitar que brasas se espalhem e causem um incêndio.


Para acender utilize galhos e folhas secas, colocando estes espalhados por toda a fogueira, até mesmo próximos às maiores madeiras. Faça com a fogueira fique em um formato de pirâmide, pois este auxilia em queimar a fogueira aos poucos.

Você pode utilizar de algum produto que possua álcool para ajudar a pegar fogo inicialmente e acender com um fósforo ou esqueiro, porém tome cuidado, não coloque álcool em toda fogueira de uma maneira que toda ela comece a pegar fogo no começo, pois assim o fogo pode ficar muito alto e atingir você que foi voluntário a acender.


Depois de acesa basta se divertir e manter uma certa a mesma durante todo o evento. É preciso que uma pessoa fique acompanhando a fogueira durante todo o evento para verificar se não está apresentando algum perigo. Uma dica é manter alguns baldes de água próximos à fogueira para poder diminuir a quantia de fogo caso esta torne-se exagerada.

A pessoa que se responsabilizar em ficar cuidando da fogueira deve dar atenção às crianças, pois estas adoram chegar muito próximo e trazendo extremo perigo à elas, então a pessoa deve mantê-las afastadas para que ninguém fique ferido.

Nunca se esqueça que a fogueira é um símbolo da festa junina que deve trazer alegria, admiração e prazer e em momento algum pode apresentar riscos ou perigo para quem está na festa.



COMO FAZER UMA FOGUEIRA ARTIFICIAL
Fonte: http://comofazerdicas.com.br/


Ideal para quem não quer brincar com fogo, uma fogueira artificial com papel celofane para festa junina de São João pode ser feita com material simples e barato.

Material para confecção da fogueira de festa junina.

1 – Vá a uma obra em construção e peça pedaços de escora que irão ser jogadas no lixo. Estes pedaços de escora que não servem mais para obra normalmente são pequenos, e por isso, ideais para fazer uma fogueira de São João. O tamanho e quantidade vão variar de acordo com o que você pretende fazer. Algumas serão preciso acertar para que formem pares de tamanhos parecidos. Outros tipos de madeira também servem, vai variar do quê você vai conseguir. Evite gastos e degradação da natureza. Outro material que pode ser usado é garrafas pet pintadas de marrom para imitar a madeira. Use a criatividade.

2 – Compre papel celofane nas cores vermelha e amarela para imitar uma labareda de fogo. As de cores laranja também podem ser usadas. Outro material que pode ser usado é o papel laminado.

3 – Bocal e lâmpada para acender a fogueira e dar “brilho” a sua obra de arte. Normalmente é necessário um fio longo para energia chegar até o bocal. Obs: Se tiver um abajur velho ele pode ser usado no lugar de um simples bocal. O objetivo é usar o máximo de coisas que tiver em casa para ficar o mais barato possível.

4 – Um ventilador (opcional).

Agora aprenda como fazer a fogueira artificial de São João:

Pegue os dois pedaços maiores e mais grossos e coloque um paralelo ao outro formando a base, em seguida outros dois, ou do mesmo tamanho, ou ligeiramente menores, formando um “jogo da velha” com o centro maior. Amasse os papeis celofanes e prenda-os a base formada, pode ser utilizando um grampeador, fita crepe, cola quente etc, evite que eles fiquem visíveis. As folhas amarelas devem ficar por dentro e as vermelhas por fora para que fiquem mais parecidas com o fogo de verdade.

Em seguida coloque o bocal e a lâmpada (ou o abajur) no centro da armação, se quiser colocar um pequeno ventilador virado para cima para que as “labaredas” artificiais fiquem em movimento fique a vontade, dá também um efeito bonito.

Agora é só ir alternando as madeiras e esticando o celofanes até ficar na altura de sua preferência. Aconselha-se que tenha no mínimo 12 pedaços de madeira para que não fique muito baixa. Os celofanes tem que sobrepor altura da boca da fogueira.

Ligue a luz e o ventilador e divirta-se.

CLIQUE aqui e veja uma fogueira artificial:



Fonte das fotos: Arraiá da Famia (Felber-Malacario), Sítio Santa Amábile, Ourizona, Paraná.