Festas Juninas

A ORIGEM DAS FESTAS JUNINAS

A origem das festas juninas está ligada a antigas civilizações européias, que celebravam o solstício de verão (momento em que o sol pára de se afastar da terra e volta a incidir na linha do equador). Era a comemoração da passagem do ano cósmico, um período em que as condições paa a fertilização da terra, naquela região do planeta, são adequadas (pela incidência da luz do sol e pela temperatura) e que as colheitas são fartas. Uma das maneiras de se comemorar a chegada desse período era o acendimento de enormes fogueiras.
O catolicismo, especialmente em Portugal, aproveitou-se da força popular desses rituais e os converteu em festividades cristãs. Daí a atual e equivocada idéia de que a festa junina é uma festa católica, de culto aos santos.
As tradições relacionadas à religião católica que o povo brasileiro ainda cultiva foram trazidas de Portugal. Antigamente, comemorava-se a festa "joanina", de São João, realizada no aniversário de seu nascimento (24 de junho). Na sua tradição revivia-se os rituais do fogo. Há também uma lenda que explica a relação entre o nascimento de João Batista e a fogueira.
As festas passaram a ser chamadas de juninas com a incorporação das homenagens a outros dois personagens históricos: Antônio de Pádua (falecido em 13 de junho) e Simão Pedro, que representou a "pedra" sobre a qual Jesus fundou sua Igreja. Pedro é considerado o "primeiro papa" e  orreu cruxificado em 29 de junho. Todos foram santificados pela Igreja Católica.
Apesar de serem santos católicos, João, Antonio e Pedro foram homens que fizeram parte da história da humanidade e deixaram suas marcas no tempo. É importante distinguir que, na festa junina, o que se faz não é um culto aos santos. Mas há uma manifestação cultural, folclórica, que envolve inclusive lendas que não fazem parte do ritual católico.

A dança da quadrilha tem origem mais recente. Suas raízes estão nos bailes rurais franceses do século XVIII, que tempos depois inspiraram as contradanças das festas da realeza. Nesses bailes, os casais trocavam de pares e se saudavam de uma forma muito semelhante à que acontece hoje. A dança entre os pares representa sempre um casamento, no qual os casais são liderados pelos noivos.

No nosso trabalho com as crianças, mais importante do que ensaiar uma coreografia e repetir gestos estereotipados, é a forma como as crianças se movimentarão, criando e recriando os passos da dança de forma que tenham significado para elas. Resgatar a cultura popular consiste não só em manter a tradição, mas representar hábitos e valores do cotidiano. É preciso também garantir a diversão, e isso se consegue criando, e não treinando, repetindo gestos mecanicamente.

A ORGANIZAÇÃO DA FESTA

 A escola pode optar por fazer uma festa interna ou aberta ao público. Uma festa realizada apenas para alunos, professores e pais pode ser uma oportunidade de aproximar a família da escola num momento de confraternização, quando os pais são chamados a participar de um momento alegre e não para ouvir queixas sobre seus filhos. As barracas podem ser formadas com carteiras e cada turma pode ficar responsável por um prato típico e pela decoração de uma parte das instalações. Para quem se preocupa com segurança, esse tipo de festa é adequado porque pode-se controlar quem entra na escola. Também não se corre tantos riscos em relação a possíveis prejuízos de uma festa. Éimportante, porém, que se permita a integração entre as turmas. Uma festa interna não precisa ser realizada necessariamente dentro de cada sala de aula, somente entre os alunos da turma.
Criança precisa de espaço, para dançar, cantar, comemorar, trocar idéias com colegas de outras turmas, andar para cá e para lá... o momento é muito propício para oportunizar isso.
A festa aberta à comunidade é também é muito válida  nào só porque pode trazer recursos financeiros. É principalmente um meio de divulgar o trabalho que se faz na escola e de estabelecer vínculos com a comunidade local.
Para que esse tipo de festa dê certo é importante organizar comissões de professores, pais e alunos para dividir as tarefas da organização. Se todas as responsabilidades ficarem a cargo do diretor e do coordenador, por exemplo, as chances de sucesso serão reduzidas. Organizar uma festa é trabalho de equipe, fundamentalmente.
Mais fundamental ainda é a avaliação após o evento: feito o fechamento do caixa, pagas as despesas, devolvidos os materiais emprestados, escola limpa e reorganizada, enfim, é o momento de a equipe sentar e avaliar o que deu certo e o que deve ser modificado para a próxima festa. É importante registrar a avaliação. Avaliar nos traz fôlego para a realização de outros eventos porque ajuda a evidenciar o que se fez de bom e nos faz ver os erros como possibilidades de acertos futuros.
Mais algumas questões importantes: é preciso solicitar as autorizações necessárias, contratar seguranças, comunicar o departamento de polícia e de trânsito, assegurar o pagamento da taxa de direitos autorais - ECAD (porém há músicas que já são de domínio público e dispensam tais taxas). As providências devem ser tomadas sempre com a devida antecedência, como o encaminhamento de ofícios, reserva de bebidas e barracas nas distribuidoras, divulgação, contratação de sanfoneiro, pipoqueiro, etc.

SUGESTÕES PARA A ORGANIZAÇÃO DE COMISSÕES DE TRABALHO

1. COORDENAÇÃO GERAL: constituída por um elemento de cada uma das comissões, será responsável pela integraçào de todas as equipes, organizando reuniões e boletins informativos para tratar do andamento do trabalho das comissòese assuntos gerais da festa e se encarrega de solucionar problemas inesperados que surgem.

2. COMISSÀO DE DIVULGAÇÃO: responsável pela divulgação d afesta, distribuição dos convites,, contatos com a imprensa, emissão de e-mails, encaminhar fotos para jornais, visitas de divulgação, etc.

3. COMISSÃO DE ARRECADAÇÀO: responsável por angariar prendas para a festa, estabelece contatos com industrias e estabelecimentos comerciais, para a doaçào de brindes e prendas.

4. COMISSÀO DE ESTRUTURAÇÃO DO LOCAL:  analisa o local e verifica as necessidades, define e organiza as barracas mais viáveis para a festa, elabora o mapa de mesas junto com a tesouraria e secretaria, organiza as equipes e procedimentos de atendimento e funcionamento da festa, busca voluntários externos para o trabalho, decoraçào do local.

5. COMISSÃO DE CARDÁPIO:
5.1. Sub-comissào de bebidas típicas: é a encarregada de preparar os quitutes e bebidas típicas para a festa.
- Organizar um "bazar" de tortas e bolos para serem vendidos inteiros ou aos pedaços;
- Preaprar o quentão para ser distribuído gratuitamente;
- Preparar o "cachorro-quente";
- Preparar a chocolatada;
- Preparar pratinhos de doces típicos para serem colocados nas mesas;
- Preparar a mesa principal, decorada tipicamente, com richeaus, para manter o quentão aquecido e docinhos para as pessoas se servirem à vontade;
- Contratar um pipoqueiro para a festa;
- Preparar o amendoim, etc.

5.2. Sub-comissão de cardápio especial:
- Preparar o frango assado para ser bingado ou vendido inteiro;
- Preparar os espetinhos de churrasco (frango, carne bovina e suína, kafta).

5.3. Sub-comissão de bebidas
- Encomenda de cerveja e refrigerante para serem vendidos na festa;
- Providenciar freezer e ou caixas com gelo;

6. COMISSÃO DE ATIVIDADES: é reswponsável pelas apresentações da festa: quadrilhas, casamento caipira, bingo, concursos de dança para casais, pela animação musical e pelo som  dafesta.
- Contactar artistas para cantar e dançar na festa;
- Contratar o equipamento de som
- Trajes da festa

7. COMISSÃO DE SECRETARIA: responsável pela elaboração e encaminhamento de ofícios e outros documentos necessários para a organização da festa, orçamentos e compras de materiais, confecção de ingressos, fichas, cartazes.
- Definição do local;
- Definição do alor dos convites;
- Levantamento do número de passoas confirmadas par a festa;
- Impressão dos ingressos;
- Convites de cortesia;
- Cartelas de bingo;
- Fichas de venda.

8. COMISSÃO DE TESOURARIA: responsável pela compra dos materiais necessários para as comissòes da festa, controle da venda dos ingressos, pela portaria, venda de fichas, caixa geral e prestação de contas.
- Buscar voluntários para venda de fichas nas mesas e portaria;
- Elaborar o mapa das mesas;
- Fazer as compras
- Apresentar relatório final de prestação de contas.

OBSERVAÇÕES ESPECIAIS:

- A coordenação geral de ve levar em consideraçao o perfil dos voluntários ao indicá-los para a composição das comissões;
- Estimular o uso de traje típico, para enriquecer o visual da festa e torná-la mais divertida.
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